A cultura Lowrider surgiu nas periferias dos Estados Unidos, na divisa com o México. Pessoas comuns, que no entanto desejavam ser diferentes, colocavam sacos de areia ou sacos de pedra no porta-malas de seus carros, principalmente nos Chevrolet Impalas, dando assim origem ao Lowrider.
Lowriders são carros com o sistema de suspensão modificado para andar tão junto ao chão quanto possível. Geralmente são modelos das décadas de 50 a 70, sem nenhum tipo de customização externa com exceção à pintura, de capota conversível e rodas reforçadas. Atualmente a suspensão hidráulica se tornou usual, no entanto os mais saudosistas apenas retiram as molas da suspensão.
Na década de 50, nos Estados Unidos, várias customizações nos carros foram proibidas pelas autoridades locais, entre elas estava o rebaixamento da suspensão. A fiscalização na época media apenas a altura, então logo foi inventado um sistema que permitia rebaixar e levantar os automóveis para que o usuário pudesse aproveitar o Lowrider sem estar fora da lei quando fosse vistoriado.
Diferente do que muitos imaginam, suspensão hidráulica do Lowrider não é a ar, mas composta por pneumáticas alimentadas pelas baterias que vão no porta-malas (geralmente 8 delas) e o dono do carro controla a suspensão com um conjunto de chaves que controlam a altura de cada roda do carro. Daí vem a possibilidade de fazer o carro pular ou ainda andar sobre 3 rodas (“Three Wheel Motion”).
Os Lowriders não só encostam a carroceria no solo, mas também executam manobras como saltos ou andam em 3 rodas. Nos Estados Unidos existem vários campeonatos de ‘Hopping’, com diversas modalidades, como a do carro que pula mais alto e também o ‘Car Dance Street’.

